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Monday, October 19, 2009
Leia também a 1ª parte, 2ª parte, 3ª parte, 4ª parte e 5ª parte.
F – Tampa de pressão do radiador defeituosa
As tampas de pressão são importantes para o sistema de arrefecimento, pois retardam o ponto de ebulição da água, aumentam a eficiência da bomba de água e eliminam as perdas de água pela evaporação ou fervura (salvo sob condições muito severas). Por outro lado tampas de pressão defeituosas podem provocar o superaquecimento, e consequentemente, o engripamento ou escoriação, por não conseguirem cumprir as funções acima.
É aconselhável, portanto, que quando se está inspecionando um motor, verifique-se cuidadosamente o estado em que se encontra essa tampa, examinando-se, inicialmente suas válvulas de pressão a vácuo para verificar se estão limpas e operando livremente.
Tampa de pressão do radiador
Em seguida, assegure-se de que as linguetas de fixação da tampa não estão tortas ou gastas e verifique se o bocal de enchimento do radiador tem entalhes ou rachaduras. Existem instrumentos para verificar o assento do bocal de enchimento, corrigindo pequenos entalhes e rachaduras que impeçam uma vedação perfeita. Encontrando-se alguma irregularidade na tampa de pressão, deve-se substituí-la por uma outra do mesmo tipo e com a mesma calibragem de pressão.
Observação:
Essa calibragem de pressão, normalmente, vai impressa na parte superior da tampa, podendo variar, via de regra, de 0,3 a 1,1 Kgf/cm² (4 a 15 lbs/pol²).
Correia do ventilador gasta ou partida, ou rotor da bomba de água muito corroído.
Quando isso ocorre, o fluxo de água através do motor e o ar na parte externa do radiador são reduzidos e advém o superaquecimento.
Deve-se portanto verificar o estado das correias, examinando-as quanto ao desgaste e tensão e substituí-las quando necessário.
Quanto à bomba d’água para se fazer um bom exame da mesma, é interessante retirá-la do motor e fazer a inspeção numa bancada. Aí então proceda da seguinte forma:
Verifique se o rolamento está gasto devido à excessiva tensão da correia do ventilador.
Veja se existe vazamento entre o eixo e a gaxeta ou retentor que permitam a perda externa da água, ou façam com que o ar seja aspirado para o sistema de arrefecimento. (Esse arejamento acelera drasticamente a formação de ferrugem no sistema, como acontece quando há passagem dos gases por um vazamento da junta do cabeçote).
Verifique também se o rotor da bomba não está desgastado ou corroído, pois isso reduzirá consideravelmente o fluxo de água.
Conserte ou substitua por uma unidade nova ou recondicionada, conforme for necessário.
Um tipo de bomba d’água.
F – Tampa de pressão do radiador defeituosa
As tampas de pressão são importantes para o sistema de arrefecimento, pois retardam o ponto de ebulição da água, aumentam a eficiência da bomba de água e eliminam as perdas de água pela evaporação ou fervura (salvo sob condições muito severas). Por outro lado tampas de pressão defeituosas podem provocar o superaquecimento, e consequentemente, o engripamento ou escoriação, por não conseguirem cumprir as funções acima.
É aconselhável, portanto, que quando se está inspecionando um motor, verifique-se cuidadosamente o estado em que se encontra essa tampa, examinando-se, inicialmente suas válvulas de pressão a vácuo para verificar se estão limpas e operando livremente.
Tampa de pressão do radiador
Em seguida, assegure-se de que as linguetas de fixação da tampa não estão tortas ou gastas e verifique se o bocal de enchimento do radiador tem entalhes ou rachaduras. Existem instrumentos para verificar o assento do bocal de enchimento, corrigindo pequenos entalhes e rachaduras que impeçam uma vedação perfeita. Encontrando-se alguma irregularidade na tampa de pressão, deve-se substituí-la por uma outra do mesmo tipo e com a mesma calibragem de pressão.
Observação:
Essa calibragem de pressão, normalmente, vai impressa na parte superior da tampa, podendo variar, via de regra, de 0,3 a 1,1 Kgf/cm² (4 a 15 lbs/pol²).
Correia do ventilador gasta ou partida, ou rotor da bomba de água muito corroído.
Quando isso ocorre, o fluxo de água através do motor e o ar na parte externa do radiador são reduzidos e advém o superaquecimento.
Deve-se portanto verificar o estado das correias, examinando-as quanto ao desgaste e tensão e substituí-las quando necessário.
Quanto à bomba d’água para se fazer um bom exame da mesma, é interessante retirá-la do motor e fazer a inspeção numa bancada. Aí então proceda da seguinte forma:
Verifique se o rolamento está gasto devido à excessiva tensão da correia do ventilador.
Veja se existe vazamento entre o eixo e a gaxeta ou retentor que permitam a perda externa da água, ou façam com que o ar seja aspirado para o sistema de arrefecimento. (Esse arejamento acelera drasticamente a formação de ferrugem no sistema, como acontece quando há passagem dos gases por um vazamento da junta do cabeçote).
Verifique também se o rotor da bomba não está desgastado ou corroído, pois isso reduzirá consideravelmente o fluxo de água.
Conserte ou substitua por uma unidade nova ou recondicionada, conforme for necessário.
Um tipo de bomba d’água.
Labels: Doutor em motores