Monday, September 13, 2010

Você sabe como os espelhos retrovisores devem ser ajustados para uma melhor visualização e segurança? Segue algumas dicas de como regular seus retrovisores.

O posicionamento para o espelho retrovisor interior é bastante óbvio - você deve ser capaz de ver para fora da janela da retaguarda. Certifique-se de que o dia / noite switch encontrado na maioria dos rearview espelhos é o dia em posição durante a operação diurna.

Maneira correta de ajustar o espelho retrovisor
Segundo Felício Schilingovski Félix, analista técnico do Cesvi (Centro de Experimentação e Segurança Viária), o importante no momento de se ajustar os espelhos é obter melhor visão periférica, aumentando o ângulo de visão. "Os espelhos retrovisores externos tanto direito quanto esquerdo devem ser ajustados de modo a se enxergar o mínimo possível das partes laterais do carro. Olhando de cima, os retrovisores estão em ângulo de 90 graus. À medida em que fecha este ângulo, diminui a visão lateral e se enxerga mais o carro e menos o lado externo. O certo para se ajustar corretamente o retrovisor é, partindo de um ângulo mais aberto, onde não se veja nada do automóvel, fechar gradativamente. Quando se começa a enxergar um pouquinho do veículo, é preciso voltar e a partir daí enxerga-se o ambiente externo. Tem que enxergar o mínimo possível da lateral e o máximo possível da área refletora do meio externo. Uma boa relação de visão com o retrovisor significa que tem uma área cega, sempre vai ter, mas se consegue ter bom alcance visual, um bom campo de visão para conduzir o carro", explica.

Desnecessário
O analista técnico destaca que a visualização da lateral do automóvel diminui o ângulo de visão do condutor, sendo completamente desnecessário. "Não é necessário porque o mínimo de área que vai se dedicar para ver o veículo diminui o campo de visão e aumenta o risco em manobra. O retrovisor é um componente passivo, que não vai produzir nenhum tipo de efeito no trânsito. O espaço ao lado, exterior do carro, onde possa estar ocorrendo aproximação de outro veículo e havendo risco, tanto quanto antes enxergar, melhor. Para isso, é necessário maior visualização da parte periférica lateral do veículo, mas não a lateral do mesmo", afirma.

Félix conta ainda que já foram comprovados em estudo que o ajuste incorreto dos retrovisores externos ampliam as áreas cegas do motorista em relação ao ambiente, aumentando os riscos de acidente. "Existem estudos que mostram que um ajuste malfeito de retrovisor pode dobrar a área cega. O ajuste correto, ainda que não elimine os pontos cegos, reduzem os riscos em situação de manobra. O motorista tem assim uma noção periférica de tudo que ocorre ao redor do automóvel de forma satisfatória. Uma colocação errada dos retrovisores pode reduzir pela metade a visibilidade e expõe risco de acidentes em manobras no trânsito. Vendo veículos e motos que pudessem ser atingidos involuntariamente, se o retrovisor tivesse sido ajustado corretamente, permitiria um campo de visão e visualização melhores", finaliza.