| 
 | 
  | 
 | 
|---|
Friday, March 25, 2011
                         
Mercedes-Benz C 180 CGI é a porta de entrada da marca no Brasil
Para os puristas, um Mercedes-Benz sem  tração traseira não merece  ostentar o emblema das três estrelas. Por  isso mesmo, a Classe C é considerada a  primeira gama "real" da marca e o  180 CGI o Mercedes "de verdade" mais barato à  venda no Brasil. Com um  preço que parte de R$ 114.900, a intenção da fabricante  é ganhar volume  de vendas no acirrado segmento de acesso ao alto luxo sem  banalizar a  marca. E, de quebra, fazer um marketing "ecológico" com a  motorização  CGI Blue Efficiency, que preza por índices reduzidos de consumo de   combustível e de emissões de poluentes.
Responsável por um terço das vendas da  Mercedes no Brasil, o Classe C  com o motor 180 CGI é principal carro  deste nicho, com 2.842 unidades vendidas  em 2010 e 568 nos dois  primeiros meses de 2011. Seus rivais imediatos são dois  conhecidos  conterrâneos. O BMW 320 i parte de R$ 112.500 e somou 320 unidades   comercializadas no primeiro bimestre do ano. Em um patamar um tanto  acima está o  Audi A4, que vende menos porque cobra mais. O sedã parte  de R$ 134.900 e  contabilizou 165 unidades no mesmo período.
Com uma concorrência feroz, nada mais  natural para a Mercedes-Benz  do que incrementar seu modelo a fim de se  distanciar de BMW e Audi. Entre os  argumentos mais fortes para se sair  na frente nesta competição alemã, estão o  preço "atraente"  para o  endinheirado segmento premium, claro  e tecnologia de  ponta. O  substituto do C 180 Kompressor abriu mão do compressor para utilizar um   sistema no qual ar e combustível se misturam diretamente na câmara de  combustão.  Este processo, considerado pela Mercedes inédito no Brasil,  resulta em uma  queima mais eficiente, com alto desempenho e menos  resíduos.
A evolução tecnológica, no entanto, não  representa maior potência. O  motor 1.8 de quatro cilindros  assistido  por um câmbio automático de cinco  velocidades  oferece 156 cv, ou  seja, o mesmo que seu antecessor. No entanto o  motorista pode ter a  certeza de que está agredindo menos o meio ambiente, já que  a Mercedes  fala em 12% de economia. Ainda segundo a marca, a velocidade máxima  do C  180 CGI é de 220 km/h, enquanto o zero a 100 km/h pode ser cumprido em 9   segundos. Os números ganham mais expressão quando se fala em consumo.  De acordo  com a Mercedes o Classe C equipado com o motor 180 CGI é  capaz de fazer 18,5  km/l em estrada e 14,3 km/l em ciclo combinado. O  modelo testado, porém, não  passou de 8,3 km/l em um trajeto 2/3 urbano.
Entre os sistemas do modelo o destaque  vai para a chamada Agility  Control, que é capaz de controlar o  amortecimento do veículo, dependendo das  condições do piso e do estilo  de pilotagem. Além disso, o sedã traz itens óbvios  para o segmento de  luxo como ar-condicionado automático dual zone, trio  elétrico, assentos  dianteiros com ajustes elétricos, entre outros. A preocupação   ecológica está presente até mesmo na direção hidráulica, que só entra em  ação  quando o volante é movimentado. Isso poupa trabalho da bomba de  assistência e  assegura uma certa economia de combustível.
Como um Mercedes-Benz que se preze, o C  180 CGI oferece uma vasta  lista de itens de segurança. O modelo sai de  fábrica com controle eletrônico de  estabilidade e de tração, freios com  ABS e EBD, Active Brake Light, airbags  frontais, laterais e do tipo  cortina, Neck-Pro  encostos de cabeça ativos que  se movimentam em uma  batida para minimizar traumas na coluna ou no pescoço no  chamado efeito  chicote , limitador de velocidade e controle de cruzeiro. Entre  os  "mimos" para o motorista estão teto-solar com comando elétrico,  revestimento  dos bancos em couro sintético e rádio/CD Player com  Bluetooth. Em matéria de  design, o sóbrio Mercedes Classe C está quase  desatualizado. Isso porque a  partir de junho desembarca no Brasil sua  nova versão reestilizada, que começa a  ser vendida na Europa neste mês  de março para substituir a atual, lançada em  2007.
Impressões ao dirigir
Emoção de entrada
O modelo inicial da gama da Mercedes  traz os principais elementos que  se esperam da marca. O Classe C  equipado com o motor 180 CGI está longe de ser  um carro que instigue a  direção ousada, mas é capaz de oferecer grande dose de  diversão ao  motorista. Isso porque o motor 1.8 de 156 cv responde prontamente às   pisadas no acelerador e, com isso, o ganho de velocidade é vigoroso.  Méritos  também para o câmbio de cinco marchas bem escalonado e sem  "delays", que só  causa uma certa estranheza inicial pela opção de troca  manual na transversal, no  lugar do costumeiro longitudinal. As  retomadas são exemplares e o motor responde  em qualquer situação. A  Mercedes-Benz fala em uma velocidade máxima de 220 km/h,  um número  bastante satisfatório.
Vale ainda ressaltar o excelente  trabalho de estabilidade e  isolamento acústico, já que mal é possível  notar que o carro está em alta  velocidade. Além disso, com tração  traseira e suspensão independente nas quatro  rodas, o acerto dinâmico  do carro é exemplar e a carroceria torce o mínimo. As  imperfeições no  asfalto quase não são sentidas. Já no consumo o carro é um pouco   decepcionante. O motor 180 CGI promete números "ecologicamente  corretos", mas no  "mundo real" o consumo de 8,3 km/l em trajeto 2/3  urbano se mostrou apenas  satisfatório.
O habitáculo não oferece grande espaço  para os passageiros, mas é bem  confortável e prima pela utilização de  materiais de qualidade e revestimentos  alcochoados. Mesmo assim  sente-se a falta de um requinte inerente aos Mercedes.  A tela do  sistema de entretenimento, por exemplo, aparenta certa fragilidade,  não  tem muitas funções  nem sequer GPS  e não é eletronicamente rebatível    uma falha para um carro de R$ 114.900 de uma das marcas mais  conceituadas do  mundo. Fora isso, o três volumes alemão oferece uma boa  posição de dirigir. Os  bancos são confortáveis e em couro cinza claro,  o que transmite a sensação de  estar em um carro superior. A  visibilidade é boa na frente e a direção tem boa  pegada, algo muito  convidativo para um piloto com vontade de acelerar.

Labels: Flagras Lançamentos e Noticias















