Friday, April 1, 2011

Teste: MINI Cooper S Countryman All4 2011

Divertido, versátil e confortável. Um MINI ideal para a cidade

A incursão da MINI no segmento de crossovers era inevitável, tão previsível quanto o colapso do império americano. Para provar isso, basta pegar também o exemplo de sucesso do Porsche Cayenne, mesmo que os mais puristas e amantes da marca digam que fabricar vans e carros seja quase heresia para a marca italiana.
Mesmo com a forte tradição da marca, a MINI sempre carregou a filosofia da inovação. Por isso, é normal a montadora provocar a diversificação de sua gama de veículos. Inclusive, com a produção de um veículo maior, deixando assim de ser apenas uma marca de mini carros. O próprio Mini original sempre prezou pela versatilidade. Ao longo do tempo, o modelo sofreu muitas variações como a longa Traveller, o Moke e o Countryman.

O Moke foi apresentado em 1964, mas seu modelo foi revisitado pela marca em 2010, no Salão de Detroit com o design do conceito Beachcomber, veículo que foi a base para o desenvolvimento da moderna MINI Countryman. Carro que surge como uma boa investida da marca em versatilidade, esportividade e conforto. No Brasil, o veículo tem o preço inicial de R$ 145.750,00.


Ficha técnica

O MINI Cooper S Countryman All4 tem motor 1.6L twin-scroll turbo de 184 hp e 177 lb-ft de torque. Graças à função overboost, ele pode entregar até 192 lb-ft. Isso significa que o modelo tem um ganho 9hp em relação ao Cooper S. O carro surge com toda a tecnologia disponível no BMW Group para atingir bons níveis de desempenho e consumo, tais como: sistema Valvetronic, injeção direta e bombas de gasolina e água controladas eletronicamente.

O modelo está disponível com câmbio manual e automático de seis marchas. A versão automática ainda oferece controle de câmbio na coluna de direção.

Além disso, o Mini Countryman marca a estréia do sistema de tração integral multidisco, chamado All4 (disponível apenas na versão top), um sistema rápido, capaz de transferir até 50% do torque para as rodas traseiras. O Mini Countryman é substancialmente maior do que os outros modelos da marca, com 4,1 metros de comprimento e 1,78 de largura.


Conforto

A principal razão do lançamento deste novo MINI Countryman é proporcionar mais espaço e comodidade aos seus ocupantes, a existência das portas traseiras permite fácil acesso aos assentos, que podem acomodar quatro adultos sem nenhum problema. Além disso, os bancos traseiros são individuais e separados por um suporte, onde você pode adicionar acessórios, como bases para copos, cinzeiros ou celulares.

Por ser um veículo maior, ao conduzi-lo, o motorista não tem a sensação de estar sentado no chão como em outros modelos do fabricante. Mesmo a altura sendo semelhante a de um carro comum. Além disso, com a suspensão menos rígida, os choques e imperfeições do asfalto são menos sentidos. O design da cabine é bastante semelhante ao padrão MINI, onde a estética é mais importante que a funcionalidade.

Como esperado, o Mini Countryman oferece todas as comodidades necessárias: equipamentos elétricos, bancos em couro, comandos no volante, sistema de áudio premium e GPS. Usuários de Iphone podem se conectar ao sistema do carro usando o aplicativo feito especialmente para o aparelho da Apple. Mais uma vez, o teto solar panorâmico e inclinação estão presentes e continuam a ser elementos dispensáveis.


Direção


Muitos fãs fundamentalitas da marca são certamente contra o Mini Countryman. Afinal, o novo modelo foge da tradição com o aumento da carroceria e a adição do sistema All4, só isso já aumenta o peso do veículo consideravelmente. No entanto, a direção é precisa, a tração é forte e o desempenho dinâmico é impecável, com a vantagem de ter uma suspensão mais macia. O que faz o Countryman tem o equilíbrio perfeito entre conforto e desempenho.

A troca foi justa. A MINI sacrificou a perfeita movimentação do Cooper, com o objetivo de obter o conforto e conveniência do MINI Cooper S Countryman All4 2011.

Por fim, o sistema de acionamento All4 não é essencial, pode ser até um ponto negativo. Pois não é tão usado nas recuperações e acelerações. Só será necessário em estradas com zero de aderência. O que deixa claro que o MINI Countryman é um 4x4 e está totalmente apto para as cidades ou estradas.